CHEF MEAT - Medalhão de mignon com risoto milanese
15997
post-template-default,single,single-post,postid-15997,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-16.0.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Medalhão de mignon com risoto milanese

Medalhão de mignon

Um filé mignon tem o poder de conquistar qualquer paladar, basta você saber que ele precisa da sua ajuda em dois pontos cruciais. O primeiro é o ponto da carne propriamente dito, e vale uma ressalva, preferências a parte, medalhão se come no mínimo ao ponto, eu prefiro mal passado mesmo. O segundo ponto, que agora já não é o ponto da carne, é sobre o molho que você agregará a ele.

O filé mignon é uma carne com pouca gordura.

Por conter pouca gordura, o filé mignon entrega sua melhor magia sempre em boa companhia, seja ela um molho, um bom acompanhamento ou até mesmo ele sendo parte de um contexto onde ele é parte e não ator principal. Complexo?
Um exemplo do último é o strogonoff.

Medalhão de mignon com risoto, por que?

Apesar de carregar uma série de processos e pegadinhas, o risoto é um prato relativamente simples. Digamos a verdade, ele convence qualquer companhia de que você é um grande cozinheiro. A flexibilidade de um prato que basicamente é arroz é grande, e por isso ele pode ser um enorme antagonista para uma noite especial.

Perceba que o risoto pede companhia, principalmente um risoto básico como o da imagem abaixo, “Risotto alla milanese”. Um risoto de açafrão, ou cúrcuma mesmo. Como o nosso medalhão não poderia ficar sozinho e o risoto quer uma companhia, decidimos juntar os dois para uma noite que se faz em companhia. Sim essa receita foi executada no dia dos namorados. Na verdade um dia antes, para ajudar os casais apaixonados que segue o @ChefMeatDelivery no Instagram.

Sem mais delongas, podemos ir para a receita?

 

arroz arbóreo

 

Ingredientes

Risoto

1/2 cebola branca picada

1 xícara de arroz arbório ou carnaroli

1 colher de azeite

cúrcuma

150g de manteiga

50g de parmesão (ideal que seja ralado na hora)

1 colher de sopa de cúrcuma

3 xícaras de caldo de legumes

1 taça de vinho branco

Preparo

Doure as cebolas no azeite em fogo médio, com cuidado para não queimar.
Adicione o arroz na panela com cebola dourada e a partir deste momento você se manterá mexendo o arroz constantemente. O primeiro líquido a ser adicionado será o vinho branco, isso irá aromatizar seu arroz e as cebolas também.
Incorpore a cúrcuma ao seu caldo de legumes e aos poucos com a ajuda de uma concha, você adicionará o caldo de legumes ao arroz. Você precisará mexer o arroz até que ele absorva o caldo, repetindo procedimento até que o arroz atinja o ponto. O ponto do risoto é levemente rígido na parte central, você descobre isso olhando para o arroz e observando que ele passa a ficar mais transparente. Pouco antes de ele atingir o ponto perfeito, você apaga o fogo, adiciona a manteiga e mexe muito bem. O risoto ficará mais aveludado e brilhante. Por fim adicione o parmesão ralado na hora e incorpore ao risoto.

Para o Medalhão de Mignon você precisará de: 

2 medalhões de mignon

pimenta do reino

sal

azeite

30 ml de vinho do porto

Preparo

Use uma frigideira de fundo grosso, em fogo alto. Adicione azeite suficiente para cobrir a superfície da panela, mas sem exagero. Tempere os medalhões com sal a gosto e pimenta do reino moída na hora. Você irá deixar cada lado até que se crie aquela crostinha na carne, só irá trocar de lado depois do primeiro atingir o ponto desejado. Você sabe o ponto quando a superfície ainda crua começa a “expulsar” sangue (na realidade é água, um dia eu explico melhor). Quando isso ocorrer você vira e deixa a carne atingir o ponto.
Retire os filés da frigideira, adicione o vinho do porto e deixe ele começar a ferver. Assim que ferver você recoloca os filés na frigideira para eles incorporarem o sabor do vinho do porto reduzido.

Feito isso, basta servir o risoto em prato fundo e por cima posicionar o seu belo medalhão de mignon.

Desfrute com alguém que você ama e depois conta pra gente.

Medalhão de mignon com risoto milanese

Sem comentários

Postar um comentário